sábado, 21 de agosto de 2010


Na categoria Uncategorized | 1 Comentário »

Entrevista ao escultor Eugénio Macedo
07/21/2010 por capeiaaldeiavelha2010


O Homem e a Obra
Capeia Aldeia Velha- Quem é o Eugénio Macedo? De onde vem, para onde vai, o que quer ser…?

Eugénio Macedo- Um indivíduo em fase de crescimento, lembrar o passado nunca foi meu forte, vou sempre para frente até onde Deus deixar. Quero ser uma óptima pessoa estar sempre disponível para contribuir.

CAV – Como surgiram as obras de arte que está a realizar para Aldeia Velha?

EM – Um pedido do meu caro amigo António Pissarra. Este meu caríssimo fez este pedido sem saber no que ia me meter, Foi necessária muita força de vontade, confesso que por muitas vezes desanimei com as adversidades. Mas está feita, espero agradar.

CAV – Pela volumetria devem ter dado muito trabalho para além da questão artística?

EM – Nem eu, já batido nisto, pensei que tinha tal desafio pela frente. Realmente foi terrível lutar contra tal volume de pedra e as condições não eram as mais indicadas, mas tudo foi superado.

CAV – Como enquadra estes trabalhos relativamente ao seu vasto acervo artístico?

EM – Nunca paro para pensar nisso, cada obra tem um tanto de dor quando as entrego, entrego mesmo. Inconscientemente apago da memória e passo a vê-las como mero espectador.

CAV – O painel em baixo-relevo não é um género muito habitual nos seus trabalhos. Como encarou realizar essa obra?

EM – Verdade, são mesmo muito raros feitos por mim. Recebi o convite para realizá-lo com muito agrado

CAV – Que ligação tem o Eugénio com a tradição da capeia e a Raia?

EM – Ainda não entendi muito bem esta tradição a mim faz um tanto de confusão.

CAV – Como gostaria que estas obras fossem vistas?

EM – Humildemente espero que os outros digam o que vêm, eu apenas faço sem esperar nada em troca. No futuro poderá haver espaço de boa graça para elas e eu já não estarei.