domingo, 5 de setembro de 2010

NOVA GUARDA jornal Edição de 01-09-2010



SECÇÃO: Sociedade
Aldeia Velha foi pequena para tamanho banho de multidão
Na Raia a tradição ainda é o que era... Touros, cavalos e muita, muita gente
Alguns milhares de pessoas mudaram-se, na passada quarta-feira, 25 de Agosto, para Aldeia Velha, no concelho do Sabugal. Na última capeia do calendário de festas do concelho do Sabugal, muitos foram aqueles que fizeram questão de se despedir das festividades de Verão. A julgar pela afluência, na Raia, a tradição ainda é o que era.

A imagem de marca do concelho do Sabugal no Verão são as festas tauromáquicas. Durante o mês de Julho e Agosto há como que um autêntico roteiro que percorre dezoito freguesias do concelho, embora a tradição seja mais forte e levada mais a sério numas localidades que noutras.

A última capeia, realizada no último dia 25 de Agosto, foi na Aldeia Velha onde se assistiu a uma autêntica romaria. O evento começou pelas 09:00 da manhã, com a vinda dos touros do encerro da quinta do ganadeiro Zé Nói, seguido do tradicional pequeno-almoço para os cavaleiros já nos lameiros de Aldeia Velha. Após a pausa, por volta das 11:15 entraram os touros na rua que dá acesso à praça, acompanhados de dezenas de cavaleiros. Deve salientar-se que o ganadeiro apresentou no encerro um lote de touros ‘digno de respeito’.

Depois de várias manobras saíram os touros do encerro, dos curros para outro curral, numa movimentação que provocou natural agitação e expectativa. Deve salientar-se que tal se ficou a dever ao facto de os touros portugueses e espanhóis não poderem estar em contacto, sequer pisar os mesmos terrenos.

Com a praça apinhada de gente por todos os lados, acomodou-se o camião onde vinham os touros virgens que seriam esperados ao forcão, um momento aguardado dado tratar-se de touros virgens, que nunca haviam saído do campo e, naturalmente, as pessoas não conheciam a não ser por fotografia.

Colocados os animais nos respectivos ‘aposentos’, seguiu-se o touro da prova, Trigueño, um belo animal de que se esperava mais pelas indicações que havia dado ao sair do camião. Apesar de tudo cumpriu.


Uma tarde fantástica

Após a debandada os grupos seguiram para o almoço; uns nas respectivas casas, outros nos parques de merendas, com o borrego assado na ementa, outros nos restaurantes das localidades vizinhas, e na casa dos mordomos com cerca de três centenas de pessoas e muitas caras conhecidas… A parte da tarde iniciou-se com o tradicional pedido da praça, pelos mordomos, ao Povo de Aldeia Velha, com uma saudação às presenças do Governador Civil da Guarda e Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, seguido de desfile com as alabardas.

Cumpridas as formalidades preparam-se os mordomos da capeia, Domingos Pedro Inês Pedro e António Pedro Sanches de Andrade Pissarra, para esperar o touro dos mordomos, coadjuvados pela restante rapaziada. Foi um touro nobre, de nome Lunero, com mais de 600 kgs e que investiu com bravura. A praça ‘rebentava pelas costuras’ e um ecrã gigante no exterior, três câmaras e uma régie asseguravam a emoção a quem não tinha lugar nos palcos e nos salva-vidas.

Seguiram-se os restantes cinco touros que demonstraram toda a bravura e o facto de nunca terem saído da ganadaria. Numa tarde memorável o destaque vai, ainda, para os pais dos mordomos que, num gesto senão inédito pelo menos pouco habitual, se atreveram a esperar à galha o touro dos casados, um touro de mais de 600 kgs, de nome Copletero e com ferro da ganadaria de Los Bayones.

O sexto e último touro, talvez o mais corpulento, Marismeño de nome e ferro Los Bayones, saiu para encerrar uma bela tarde de tradição ‘arraiana’. Pelo meio ficou, ainda, a prestação de duas bezerras, com as quais os mais novos, rapazes e raparigas, puderam praticar e sonhar com o dia em que serão mordomos, eles, e poderão medir forças e exercitar a arte de pegar ao forcão com touros de cinco anos e mais de 600 kgs.

O final da tarde, já com o Sol a pôr-se, assistiu ao desencerro e só faltou cantar o “pobre de mim”, como em Pamplona, mas com a certeza que na Raia sabugalense faltam cada vez menos dias para a temporada das capeias 2011.


Arte em granito assinala a tradição

Agendada para o dia da capeia estava a inauguração oficial de obras de arte em granito, da autoria do escultor Eugénio Macedo, com as presenças do Governador Civil da Guarda, Presidente da Câmara do Sabugal e Presidente da Junta de Aldeia Velha. No entanto, era tal a barafunda, o movimento de pessoas e a sucessão de acontecimentos que o acto ficou adiado para o dia 1 de Setembro, dia em que o executivo sabugalense reúne em Aldeia Velha.